Sobre Nós

Propomos-lhe nestas páginas um “mergulho” no tema da Arquitetura, no sentido amplo do termo, abrangendo quer a sua compreensão enquanto arte arquitetónica, quer a Arquitetura Empresarial e a gestão de sistemas corporativos com base nas Tecnologias da Informação. Neste conjunto de artigos, encontrará informações sobre:

  • Arquitetura Empresarial: em que consiste; que etapas se devem seguir para a sua implementação; como gera “input” sobre os diferentes setores de uma organização; como se integra num cenário corporativo em constante mudança; qual a importância da sua validação, por parte de uma empresa.
  • A Arquitetura Web: quais são os principais tipos de Arquitetura de aplicação Web; em que consiste a Arquitetura de “Software” e “Design” e em que princípios assenta; o que é a Arquitetura Orientada para os Serviços e de que modo pode beneficiar o seu negócio.
  • A Arquitetura como arte de planear e promover a construção de estruturas: arte com a idade da Humanidade, que se conjuga com a ciência e a técnica e possui um sem-fim de aplicações que todos tocamos no nosso quotidiano. Apresentamos uma resenha histórica e a descrição das novas tendências emergentes, com a referência às grandes obras-primas mundiais e aos estilos que se consagraram no tempo e marcaram as curvas evolutivas desta prática artística.
  • A formação e as possíveis carreiras na área da Arquitetura: o que fazer, se considera a Arquitetura uma escolha de futuro, em termos de percurso académico e profissional, e como certificar-se de que é a aposta certa para si.
  • A colaboração dos arquitetos com outros profissionais: é o caso de fotógrafos, que podem exercer uma influência decisiva no modo como uma construção é apresentada e no realce dos seus melhores atributos. Apresentamos igualmente as vantagens de se recorrer a serviços profissionais de engenharia de Arquitetura.

Em jeito de nota de inspiração, concluímos com a frase de Norman Foster: “Se não for um otimista, será impossível tornar-se um arquiteto”. O mesmo poderá aplicar-se aos amantes da arte: se não for um otimista, dificilmente poderá apreciá-la. É, pois, com um voto de otimismo que o deixamos entregue à leitura!