Os Sete Melhores Estilos Arquitetónicos

A Arquitetura, que temos vindo a definir como a arte de desenhar edifícios e estruturas físicas, como casas, escritórios, hotéis, “resorts” e complexos comerciais, envolve a intervenção da ciência e de um conhecimento técnico, que dão forma à imaginação. Esta conjugação de Arte e Ciência revela-se num esboço que se converte num espaço funcional e esteticamente aprazível.

Quais são considerados os melhores estilos arquitetónicos de todos os
tempos?

  • 1. Arquitetura Adirondack: Introduzido por William West Durant, na década de 1880, espalhou-se pelas Montanhas Adirondack (E.U.A.), tendo chegado às áreas montanhosas dos Apalaches e das Montanhas Rochosas. É um estilo que confere um acabamento robusto às estruturas, sendo utilizado em cabanas rústicas, casas personalizadas e cabanas de madeira.
  • 2. Estilo Adam: Recebeu o seu nome do arquiteto britânico Robert Adam. Teve origem na escola neoclássica do século XVIII, que revolucionou a indústria com um “design” gracioso, que se popularizou na Inglaterra e na América, entre o final do século XVIII e o início do século XIX.
  • 3. Estilo “Art Nouveau”: Expressão francesa que significa “Novo estilo”, foi introduzida como resultado dos esforços dos artistas europeus que se rebelaram contra as tendências vigentes, formais e clássicas. O seu berço foi o Paris do século XVIII e as principais características são as formas assimétricas, os arcos, os mosaicos, os vitrais, os motivos japoneses e as superfícies decorativas (com motivos florais, por exemplo).
  • 4. Arquitetura Indiana: Este estilo reflete a cultura distinta e as tradições religiosas próprias do seu país de origem. A Antiga Arquitetura Indiana foi influenciada pelas formas ocidentais, especialmente desde a “stupa” budista até à Era Colonial. O estilo é simples, elegante e fluído.
  • 5. Arquitetura Islâmica: Inclui sobretudo o desenho de estruturas como túmulos, mesquitas e fortes. O “design” típico inclui cúpulas, formas geométricas, torres e a caligrafia islâmica.
  • 6. Arquitetura Ottoniana: Desenvolveu-se no século X, durante o reinado do imperador Otto, tendo-se inspirado nas Arquiteturas Carolíngia e Bizantina.
  • 7. Arquitetura Vitoriana: Estilo popularmente adotado na Grã-Bretanha, durante o reinado da Rainha Vitória. Caracterizava-se pela construção massiva, as superfícies decorativas, a simplicidade e a fluidez.