Informações sobre a Arquitetura Empresarial

Enterprise Architecture

A Arquitetura Empresarial envolve um conjunto amplo de decisões tomadas por uma empresa durante o processo de criação de um sistema de apoio à informação organizacional, que se tornou já uma medida incontornável no dia a dia corporativo. Os “inputs” da Arquitetura Empresarial podem provocar mudanças dramáticas, já que, integrando processos e objetivos, fornecem informação essencial para todas as componentes do negócio, como o capital intelectual, a aprendizagem organizacional, o planeamento estratégico, o “design” organizacional, a vantagem competitiva, a organização dos processos de negócio e os sistemas de distribuição.

Antigamente, era o dinheiro que exercia o poder numa determinada indústria, sendo necessário para edificar grandes estruturas e para se poder iniciar uma atividade. Hoje em dia, o cenário mudou por completo. As empresas da atual Era da Informação prosperam com base no conhecimento dos seus colaboradores, também conhecido como “capital intelectual”. Este será de reduzido proveito se não for explorado, o que é possível com o contributo da Arquitetura Empresarial, como se constata:

  • A aprendizagem tornou-se uma dimensão vital para os novos negócios, devido à complexidade envolvida. A Arquitetura Empresarial apoia o registo dos resultados do conhecimento gerado nos setores estratégicos que controlam a empresa.
  • A Era da Informação modificou a natureza da própria mudança. Hoje, as estratégias de negócio deslocaram-se do planeamento para o “design” adaptável, que é capaz de garantir uma rápida resposta aos setores de controlo de uma empresa. A Arquitetura Empresarial incorpora as diretrizes e os métodos para um “design” adaptável.
  • A Arquitetura Empresarial apoia a construção de conceitos modernos, como o “manage-by-wire”, que cria mecanismos de deteção e resposta a mudanças no mercado muito mais rápidos do que os da concorrência.
  • A customização em massa e a diferenciação dos produtos tornaram-se fundamentais para o sucesso de uma empresa. Neste âmbito, a Arquitetura Empresarial pode ajudar a diminuir os custos envolvidos na diferenciação do produto e a repensar as estratégicas de negócio, para que se maximizem os níveis de desempenho.
  • Da mesma forma, todos os componentes do sistema de distribuição podem ser eficazmente integradas através da Arquitetura Empresarial.