Ideias para o Jovem Arquiteto

freelance

Depois de concluir a sua licenciatura, o jovem arquiteto tem duas opções de carreira: continuar a estudar e fazer um mestrado ou começar a trabalhar. No entanto, mesmo a via do mestrado irá mais cedo ou mais tarde desembocar na segunda opção, porque um dia chegará a altura de o novo arquiteto entrar no mercado de trabalho.

E é aqui que podem apresentar-se dificuldades. Todos os anos, as universidades portuguesas formam centenas de arquitetos, e a grande maioria procura estágios ou trabalho. Os estágios podem ser uma boa escolha, se forem remunerados e proporcionarem uma boa garantia de continuidade na empresa ou uma nota de relevo para o currículo. Mas a concorrência é muita e a procura excede de longe a oferta.

O jovem arquiteto não terá de desesperar, pois pode optar por outras opções, iniciando, por exemplo, a carreira como freelancer ou sendo ainda mais proativo e indo em busca de potenciais clientes.
Existem, hoje em dia, vários “sites” dedicados ao trabalho “freelance”, que colocam em contacto potenciais clientes e trabalhadores de todo o mundo. Normalmente, estes “sites” cobram uma comissão, mas apenas para trabalhos já concluídos. Apesar de se estar a concorrer com “freelancers” de todo o mundo, existe uma grande variedade de ofertas, e um bom arquiteto poderá encontrar um cliente com maior facilidade do que “cá fora”.
Os trabalhos podem passar por elaborar pequenos projetos, como projetar alterações para a divisão de uma casa.

Recomenda-se que o jovem arquiteto invista algum tempo a criar um bom perfil no “site” e apure os seus conhecimentos de inglês para melhor poder comunicar com clientes estrangeiros. Um portefólio rico e cuidado e uma tradução certificada das habilitações académicas são também pontos positivos, que podem fazer toda a diferença quando um cliente escolher o arquiteto com quem vai trabalhar.

A juventude e inexperiência podem ser compensadas se o cliente perceber que está a trabalhar com alguém com uma verdadeira paixão e empenho pela carreira em arquitetura.