Construa uma Carreira de Sonho na Arquitetura

A Arquitetura envolve o planeamento e o desenho de edifícios e estruturas. Nos tempos mais recentes, o foco foi transferido da funcionalidade básica para a estética, o conforto, o luxo e o estilo, daí que a procura de bons profissionais tenha aumentado. Um bom arquiteto pode criar maravilhas que lhe sobrevivam e fiquem para a posteridade. Mencionámos já o exemplo do Taj Mahal e das pirâmides do Egito, a que acrescentamos o da Torre Eiffel e do Hotel Burj Al Arab, considerados, todos eles, obras-primas intemporais da Arquitetura.

Hoje em dia, os arquitetos necessitam de combinar a sua visão com os materiais existentes, para projetar estruturas de elevada qualidade, altamente funcionais e amigas do ambiente. Eles são solicitados para conceber uma grande variedade de edifícios, como casas, apartamentos, lojas e centros comerciais, escritórios, complexos industriais, hospitais, hotéis, terminais de aeroporto, escolas, entre muitas outras. Também são chamados para executar trabalhos de renovação ou restauro, pelo que a procura de profissionais na área será sempre grande.

Quem pretenda fazer carreira na Arquitetura deve ter algumas informações presentes. À partida, os bons alunos de Matemática e Física terão maior aptidão para a área, pois um futuro arquiteto deve sentir interesse pelo desenho. Ser-lhes-á igualmente vantajoso saber desenhar e fazer esboços à mão. Além disso, convém ter-se uma consciência social e ambiental desenvolvida. Claro que as boas competências de comunicação, um elevado nível de concentração, a flexibilidade, o espírito de equipa, a responsabilidade e a capacidade física para trabalhar nos locais valorizam o perfil dos candidatos.

Há bastantes saídas profissionais para os arquitetos, tanto no setor público quanto no privado. As organizações governamentais incluem o Departamento de Obras Públicas, o de Arqueologia e o Ministério da Defesa, apenas para nomear alguns. De igual modo, é possível estabelecer-se através da prática privada e começar uma empresa por conta própria. Afinal, são os sonhos, a capacidade visionária e a ousadia que deixam marcas indeléveis nesta indústria.