Compreendendo a Importância da Fotografia Arquitetónica Profissional

A Arquitetura pode ser uma atividade inconstante. Muitos “designers” passam anos a planear e a construir a sua obra-prima, sem que alguma vez obtenham reconhecimento. Se é certo que embora nem todos os artistas procurem a fama, a maioria gostaria de ver o seu trabalho apreciado e divulgado.

Hoje em dia, tanto os arquitetos profissionais como os amadores podem enviar as suas imagens e artigos para várias publicações respeitadas ou para os respetivos “sites”. Porém, o caminho para o reconhecimento não é tão simples quanto tirar algumas fotografias e enviá-las por “e-mail”. As revistas de Arquitetura não estão interessadas em trabalhos banais, despidos de emoção e profundidade.

Esse poderá ser o motivo pelo qual o nicho de mercado da fotografia arquitetónica se tem expandido, nos últimos anos. Os arquitetos querem que as fotografias dos seus desenhos sejam tão arrojadas e criativas quanto as próprias estruturas projetadas, isto é, que as fotografias sejam tão cativantes quanto a construção em si. Um fotógrafo que consiga captar e registar a beleza artística de uma construção pode influenciar decisivamente o sucesso do empreendimento.

Tal como acontece na própria Arquitetura, para conseguir os melhores resultados, o “designer” deve escolher as pessoas e os recursos certos. Por esse motivo, antes de contratar um fotógrafo, é importante considerar alguns fatores:

  • Inicialmente, determinar para que pretende as fotografias, onde e como serão utilizadas;
  • De seguida, entrevistar vários fotógrafos, explicando o que motiva a proposta de trabalho e qual o tema do projeto;
  • Propiciar que a sessão fotográfica no interior do edifício aconteça enquanto ainda é novo, mas esperar algum tempo para fotografar o exterior, para que a paisagem possa desenvolver-se;
  • Escolher um fotógrafo que tenha em comum consigo a qualidade, o valor, o profissionalismo e a credibilidade e que compreenda o significado do “design”, para que possa fazer-lhe justiça.

Afinal, o objetivo do trabalho de um fotógrafo arquitetónico é captar a “personalidade” de uma construção, ao mesmo tempo que a transforma em obra artística. Para isso, deve saber realçar tanto os detalhes funcionais como os estéticos, utilizando o poder da imagem para chamar a atenção sobre eles.