Carreiras na Arquitetura Paisagística

Careers in Landscape Architecture

A Arquitetura Paisagística é uma profissão frequentemente mal compreendida. Quando se pensa num arquiteto paisagista, a imagem que vem à mente é a de alguém que combina cores exuberantes de flores e árvores, aplicando a sua veia criativa ao longo de todo o dia. Embora esta seja certamente uma profissão criativa, é-o na medida das soluções de custo/benefício que popõe para corresponder às necessidades dos clientes.

Se acalenta o sonho de se tornar arquiteto paisagista, siga as seguintes sugestões:

  • Obter uma licenciatura em Arquitetura é o requisito mais básico para se aceder à profissão. Certifique-se de que a instituição que escolhe tem credibilidade e prestígio.
  • A segunda sugestão prende-se com a escolha do ramo mais indicado para si. Existem vários dentro da Arquitetura Paisagística, consoante o arquiteto trabalhe com proprietários de residências, espaços comerciais
    comuns, parques públicos ou comunitários, entre outros. Dentro de cada uma destas valências, pode tirar especializações, focando-se no embelezamento de parques, rodovias, complexos habitacionais, no planeamento urbano e de praças. Seja qual for a sua preferência, o arquiteto paisagista dedica-se a planear e a desenhar áreas úteis e esteticamente atrativas.
  • Uma outra possibilidade é montar o seu próprio negócio como arquiteto paisagista, conseguindo os seus contratos. Neste caso, pode fazer praticamente tudo aquilo de que se lembrar, embora seja recomendável que se concentre num ramo específico, durante a licenciatura, de modo a aperfeiçoar as suas aptidões antes de se fazer ao terreno.
  • A próxima sugestão vai no sentido de procurar um bom estágio, que é a melhor forma de começar a conhecer a indústria. Se necessário, disponha-se a trabalhar como voluntário, pois o acúmulo de experiência é fundamental, permitindo-lhe obter referências e granjeando-lhe uma maior probabilidade de conquistar um bom emprego. Se fizer um bom trabalho durante o estágio, tem a possibilidade de vir a ser contratado no final. Apareça a horas, faça o seu melhor, adote uma atitude positiva e lembre-se de que todos se conhecem entre si, por isso não faça comentários maliciosos.

Se seguir estas indicações, conseguirá lançar-se de forma segura numa carreira como arquiteto paisagista, com a promessa de sucesso e longevidade.