Arquitetura Faça Você Mesmo

Diz-se que a necessidade aguça o engenho e é mesmo isso que muitas vezes se observa em tempos mais difíceis. Com as crises periódicas, como a que Portugal atravessou e da qual começa a sair a passos ainda muito hesitantes, as pessoas viram-se para a sua faceta mais criativa para encontrar formas de ganhar dinheiro, manter o estilo de vida desejado ou mesmo abrir novos negócios, que se tornam rentáveis em períodos de dificuldades.
Embora os arquitetos tenham sido muito afetados pela crise, devido à forma como esta afetou o setor imobiliário, há ideias que podem pôr-se em prática, caso se disponha do mínimo de meios, talvez alguns fundos para investir e uma boa dose de dedicação e empreendedorismo. Isso, algumas ferramentas e muita perseverança é tudo aquilo de que necessita.

O que seria melhor para um projeto seu do que ser concretizado exatamente como o idealizou, até ao último detalhe? Com a ideia que lhe apresentamos, poderá fazer isso mesmo.

Portugal está cheio de casas antigas abandonadas ou com donos que não lhes dão uso. Um bom negócio, que está há já alguns anos a ser desenvolvido, principalmente no interior do país, é a compra e remodelação de casas antigas. É possível e relativamente fácil encontrar casas nestas condições pelas muitas aldeias de Portugal.
O ideal será estudar o mercado, para perceber que tipo de casa tem mais procura, a nível de dimensões, localização, o espaço envolvente, entre outros aspetos. Uma vez feito este estudo de mercado, é preciso agir com rapidez. Procurar para venda uma casa que preencha todos os requisitos e que esteja disponível por um preço muito baixo – por vezes encontram-se verdadeiras pechinchas!

Depois, é preciso desenvolver o projeto, obter a sua aprovação e pôr mãos à obra. Existem casos em que a casa é depois vendida por mais de cinco vezes o valor que custou. E, se gostar da experiência, então pode repeti-la, de casa em casa, acumulando experiência, enquanto deixa a sua marca pelo país.