A Arquitetura Emergente

Emerging Architecture

A Arquitetura é a arte de desenhar e construir edifícios e outras estruturas físicas. Colmatando uma necessidade básica do ser humano, tem marcado presença ao longo de toda a História. Na verdade, a Arquitetura representa as culturas, as tradições, a tecnologia e o clima de cada país.

Nos primórdios da Humanidade, o Homem vivia em cavernas, o que a passagem do tempo viria a mudar. Aos poucos, começaram a construir-se casas de pedra, que oferecessem melhor proteção face às condições climatéricas adversas e ao ataque de animais selvagens. Novas tendências chegaram e com elas os seres humanos começaram a construir habitações feitas de tijolos de lama, que foram aprendendo a robustecer, para poderem enfrentar outros desastres naturais.

Embora muitos filósofos e artistas tenham tentado definir a Arquitetura, ninguém conseguiu chegar a uma definição estática. William Morris disse que é a “moldagem e modificação da própria face da Terra às necessidades humanas”. Numa outra bela imagem, diz-se da Arquitetura ser uma espécie de música “congelada”.

A Arquitetura grega é considerada a sua manifestação mais primitiva e duradoura. Nela se incluem os templos gregos, a cuja construção presidia o intuito de se criar espaços para os cultos religiosos. Grande parte do trabalho era feito à mão e os edifícios eram simétricos, com repetição de desenhos e padrões. Além da Grega, a Arquitetura Romana, a Egípcia e a Indiana também se inserem no período antigo, utilizando como principais materiais a pedra, o mármore, a areia e a madeira.

Com o tempo, a Arquitetura acabou por evoluir com as descobertas nos campos da tecnologia, da química e de outras áreas científicas. Hoje, é uma combinação de estruturalismo, formalismo, alta tecnologia e (neo)expressionismo, com tendências que apontam para um afastamento progressivo do ornamental. A sua crescente complexidade fez com que se dividisse em vários ramos.

As pessoas sentem-se cada vez mais fascinadas pelas conquistas da Arquitetura e existe até uma área do turismo completamente vocacionada para a visita a grandes obras arquitetónicas. É muito comum ver uma pessoa agarrada à sua Jogos de Casino app para ganhar um dinheiro extra para uma visita à sua obra arquitetónica preferida. Basta pensar na influência das obras de Gaudi no turismo da cidade de Barcelona.

A preocupação com o ambiente é um dos temas centrais da Arquitetura atual, motivo pelo qual os arquitetos procuram criar estruturas que sejam sustentáveis e amigas do ambiente. Se a Arquitetura é representativa do nosso progresso como Humanidade, ela quer-se esteticamente apelativa e em harmonia com o meio envolvente.